O mês de Março é assinalado como o mês da Mulher. O mês de Março devia ser todos os meses do ano, todos os dias das nossas vidas. O mês de Março devia ser a educação e a formação cívica que se dá às nossas crianças, ensinando-as desde o berço que Homens e Mulheres são iguais, que o respeito deve ser mútuo, que não se agride o nosso semelhante.
Em Israel as mulheres só se podem divorciar se o marido lhes der permissão. Como não há casamento civil, o casamento religioso não lhes confere a liberdade de pôr termo ao casamento sem que o marido o autorize. Uma mulher israelita pode levar anos até conseguir que o tribunal lhe permita, enquanto mulher divorciada, viver na legalidade.
Na Índia todos os dias meninas com menos de 10 anos são vendidas pelas famílias e obrigadas a casar com homens com idade para serem seus avós. Todos os dias mulheres são violadas e mortas, porque os homens entendem que a sua condição de mulher assim o permite.
Em África todos os dias centenas de meninas são excisadas, uma violência que leva à morte de muitas delas. E porquê? Porque quem o faz entende que não é suposto as mulheres sentirem prazer. O que mais me choca? O facto destes actos bárbaros serem perpetrados por mulheres, a mando dos homens.
Em Portugal, todos os dias milhares de mulheres continuam a sofrer em silêncio às mãos de maridos, namorados e companheiros, que as agridem, humilham e muitas das vezes acabam por as matar. Em Portugal sabemos que a vizinha, a amiga, a prima, a irmã, a mãe são vítimas de violência doméstica, mas continuamos a virar a cara e a não denunciar estes casos. Se as vítimas não o denunciam, porque havemos nós de o fazer? É essa a desculpa, não é? Levantar a voz, fazer algo por quem não se consegue ajudar a si próprio, dá trabalho e requer uma coragem que muitos de nós não tem.
O ser humano conseguiu feitos gigantescos em variadíssimas áreas, só ainda não conseguiu o maior dos feitos: incutir nos seus descendentes o princípio da igualdade, o respeito pelo próximo como seu semelhante, independentemente do sexo, raça ou credo.
quarta-feira, 4 de março de 2015
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Apetece-me arrancar olhos
De que nos serve um assistente que não nos assiste e que ainda nos obriga a verificar constantemente se fez aquilo que é suposto fazer?
Há dias em que me apetece soltar a besta que há em mim!
E a gerência? A gerência diz-me para ter calma, que ainda não é hora...
Há dias em que me apetece soltar a besta que há em mim!
E a gerência? A gerência diz-me para ter calma, que ainda não é hora...
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
Cá vamos nós
Quando os oiço a falar baixinho e para dentro é porque vem aí merda, Hoje o dia começou assim. Vamos deixar correr o dia e ver o que vem por aí.
Ver homens adultos a comportarem-se como putos no infantário é coisa que me aquece a alma... e o sangue nas veias.
Ver homens adultos a comportarem-se como putos no infantário é coisa que me aquece a alma... e o sangue nas veias.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
Dos homens maus
Ela tem vinte e oito anos e um coração de menina que ainda não sabe que há homens maus.
Ele tem quarenta e dois e gosta de brincar com os corações de meninas como ela.
Ela está apaixonada como nunca a vi, toda a expressão dela é paixão e borboletas no estômago, até o rosto anda mais iluminado desde que namoram.
Ele tem a escola toda, bom ar, sorriso fácil, boas maneiras, fez questão de ao fim de duas semanas assumir o namoro perante a família dela, representa na perfeição o papel do bom rapaz.
Quando lhe pus os olhos em cima, sem ele desconfiar sequer que sei quem ele é e que a menina com quem ele anda a brincar é a minha prima caçula, tirei-lhe a pinta. Suspeito sempre de quem é perfeito demais e principalmente de um homem vivido que faz questão de tanta intimidade familiar ao fim de tão pouco tempo. Se calhar são cismas minhas, mas tenho sempre medo dos bons moços, são sempre esses que cravam a faca mais fundo.
E eu gostava de lhe poder dizer para se afastar dele, gostava de a poder prevenir para o sofrimento que vem por aí, explicar-lhe que o homem que ela ama faz parte daquele grupo de homens que nascem com uma falha grave de carácter e que se divertem a brincar com meninas como ela. Mas não posso, ela está demasiado deslumbrada e apaixonada para acreditar no que quer que seja, senão nele.
Resta-me assistir e pedir para que a minha intuição esteja errada e que aquela menina doce e de coração puro não venha a ficar um farrapo daqui a alguns meses.
Ele tem quarenta e dois e gosta de brincar com os corações de meninas como ela.
Ela está apaixonada como nunca a vi, toda a expressão dela é paixão e borboletas no estômago, até o rosto anda mais iluminado desde que namoram.
Ele tem a escola toda, bom ar, sorriso fácil, boas maneiras, fez questão de ao fim de duas semanas assumir o namoro perante a família dela, representa na perfeição o papel do bom rapaz.
Quando lhe pus os olhos em cima, sem ele desconfiar sequer que sei quem ele é e que a menina com quem ele anda a brincar é a minha prima caçula, tirei-lhe a pinta. Suspeito sempre de quem é perfeito demais e principalmente de um homem vivido que faz questão de tanta intimidade familiar ao fim de tão pouco tempo. Se calhar são cismas minhas, mas tenho sempre medo dos bons moços, são sempre esses que cravam a faca mais fundo.
E eu gostava de lhe poder dizer para se afastar dele, gostava de a poder prevenir para o sofrimento que vem por aí, explicar-lhe que o homem que ela ama faz parte daquele grupo de homens que nascem com uma falha grave de carácter e que se divertem a brincar com meninas como ela. Mas não posso, ela está demasiado deslumbrada e apaixonada para acreditar no que quer que seja, senão nele.
Resta-me assistir e pedir para que a minha intuição esteja errada e que aquela menina doce e de coração puro não venha a ficar um farrapo daqui a alguns meses.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Estrelinha que os guie
E aquelas pessoas que só sabem falar de cima da burra com os outros e quando esses outros se passam da piroliteira e lhes respondem da mesma forma, ficam todos ofendidos e puxam a coisa para o ataque pessoal.
Não posso com gente mal humorada, mal educada e mal intencionada. Não consigo respirar fundo, a minha paciência esvai-se num ápice com criaturas dessas e o meu lado cabra revela-se no seu melhor. E depois eu é que tenho mau feitio.
Não posso com gente mal humorada, mal educada e mal intencionada. Não consigo respirar fundo, a minha paciência esvai-se num ápice com criaturas dessas e o meu lado cabra revela-se no seu melhor. E depois eu é que tenho mau feitio.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Ai, que a semana já começa mal
Ai, foda-se! E lá estão eles a discutir o sexo dos anjos! Coninhas mor hoje está ao rubro e eu não mereço isto logo no início da semana! Já lhes mandei umas farpas a rasgar, mas acho que não vai ficar por aqui.
E tudo isto porquê? Porque não é coninhas mor quem paga as contas da empresa no fim do mês, logo não consegue perceber porque é que se compram tinteiros reciclados em vez dos originais. E qual é a diferença? Tirando o preço (que é só metade), nenhuma! Foda-se, será assim tão difícil de perceber?!
E lá anda ele, tira tinteiro, mete tinteiro, imprime formulários, olha para o papel... vamos ter disto até à hora de almoço. E se se ficar por aí já não é mau.
E tudo isto porquê? Porque não é coninhas mor quem paga as contas da empresa no fim do mês, logo não consegue perceber porque é que se compram tinteiros reciclados em vez dos originais. E qual é a diferença? Tirando o preço (que é só metade), nenhuma! Foda-se, será assim tão difícil de perceber?!
E lá anda ele, tira tinteiro, mete tinteiro, imprime formulários, olha para o papel... vamos ter disto até à hora de almoço. E se se ficar por aí já não é mau.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Resoluções de Ano Novo
Perder 5kg até fim de Fevereiro.
Já comecei por fechar a boca a doces, amanhã começa o exercício físico (nada de muito violento, nem de corridas que eu sou moça que me canso só de pensar nisso).
Não deixar que a ingratidão dos que me são próximos altere o meu estado de espírito.
Afastar-me de pessoas negativas, não gosto de quem está sempre de mal com o mundo e com a vida.
Gostar ainda mais de mim.
Pensar primeiro em mim e depois nos outros.
Dar-me aos outros na mesma proporção que se dão a mim.
Já comecei por fechar a boca a doces, amanhã começa o exercício físico (nada de muito violento, nem de corridas que eu sou moça que me canso só de pensar nisso).
Não deixar que a ingratidão dos que me são próximos altere o meu estado de espírito.
Afastar-me de pessoas negativas, não gosto de quem está sempre de mal com o mundo e com a vida.
Gostar ainda mais de mim.
Pensar primeiro em mim e depois nos outros.
Dar-me aos outros na mesma proporção que se dão a mim.
Subscrever:
Mensagens (Atom)